EM UM ANO A PREFEITURA DE CORREIA PINTO ECONOMIZOU R$ 80 MIL REAIS COM A IMPLANTAÇÃO DE PROCESSO ELETRÔNICO

Implantado em 2022 o sistema de processo eletrônico na prefeitura de Correia Pinto já gerou uma economia de aproximadamente 80 mil reais com a tramitação de processos de forma eletrônica na administração municipal.

O sistema já possui aproximadamente 200 mil páginas arquivadas e geradas eletronicamente, o equivalente a 2 mil resmas de papel, o popularmente conhecido como chamequinho, distribuídos em mais de 10 mil processos administrativos.

O Secretário de Finanças Eder Mesquita que liderou a implantação do novo processo na Prefeitura afirmou que a economia ocorre em diversos itens, entre eles o papel, os insumos de impressão (tintas e toners), o combustível utilizado nos veículos para a locomoção de documentos, arquivos, despesas com correio e principalmente na economia de tempo dispensado pelos servidores na tramitação dos trabalhos.

O Prefeito Edilson Germiniani relatou seu orgulho em dar o pontapé inicial ao processo de transformação digital da gestão municipal.

– “O e-CIGA traz segurança, agilidade e transparência aos procedimentos administrativos da gestão. Ainda há documentos sendo impressos, e a nossa meta é zerar a impressão destes documentos ainda no ano de 2023. Precisamos economizar recursos públicos e pensar na preservação do meio ambiente”. Concluiu o prefeito.

O Sistema de Gerenciamento de Processos Eletrônicos (e-Ciga) foi desenvolvido por meio de uma cooperação técnica entre o Consórcio Ciga e o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA) com o objetivo de possibilitar mais agilidade à tramitação dos processos, economizar recursos com menos uso de papel e ajudar o meio ambiente. Correia Pinto é destaque entre os municípios Consorciados ao lado de Niterói / RJ pela quantidade de processos e utilização do Sistema.