Lingmone Defumados Recebe Selo ARTE

Em uma cerimônia realizada no departamento regional da CIDASC em Lages, a agroindústria Lingmone Defumados, de Correia Pinto, recebeu o Selo ARTE. A pequena empresa familiar recebeu a certificação para seis de seus produtos, permitindo que a partir de agora possam ser comercializados livremente em todo o território nacional.

O Selo ARTE é um certificado de identidade e qualidade que autoriza o comércio nacional de produtos de origem animal produzidos artesanalmente. Este selo garante que os produtos foram elaborados seguindo uma receita e um processo que destacam características tradicionais, regionais e culturais.

Correia Pinto se consolida como referência na produção artesanal, contando agora com três agroindústrias certificadas com o Selo ARTE: Lingmone Defumados, Apiários Lirion e Keylex Alimentos. No total, o município possui 21 produtos com esta certificação. Em todo o estado de Santa Catarina, 167 produtos são certificados, o que significa que Correia Pinto detém cerca de 12% dos produtos com Selo ARTE do estado e 56% dos produtos com esta certificação na Região Serrana.

Esses resultados são fruto do trabalho dos produtores locais e do suporte oferecido pelo Serviço de Inspeção Municipal, vinculado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Destaca-se também o apoio do CISAMA (Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense) na coordenação e orientação dos Serviços de Inspeção Municipal (SIMs) da região.

Correia Pinto possui atualmente cinco agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Municipal: duas fábricas de produtos cárneos e embutidos, duas fábricas de laticínios (queijaria e fábrica de iogurte) e uma unidade de beneficiamento de mel e derivados. A certificação alcançada pela Lingmone Defumados, assim como pelas outras empresas do município, é extremamente relevante e contribuirá significativamente para a ampliação do comércio, agregação de valor e reconhecimento do “saber fazer” das agroindústrias locais.