Prefeitura intensifica a campanha “Doar Sangue é Fácil e Seguro”

A Prefeitura Municipal de Correia Pinto, através da Secretaria de Saúde, intensifica a campanha em busca de doadores de sangue que acontecerá no dia 9 de setembro no Unidade Básica de Saúde do centro. A Campanha "Doar Sangue é Fácil e Seguro", começará de manhã a partir das 9:00 até as 11:30 e a tarde, das 13:30 até as 16:30. O HEMOSC estará presente com toda sua equipe participando desta coleta.

A doação é a retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem estar do doador. Todo o processo da doação de sangue leva em torno de 45 minutos.

Doar sangue não dói, nem prejudica a sua saúde. Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias. Além disso, doar sangue é um ato simples, tranqüilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam Hemocomponentes suficiente para atender toda população. O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.

Para doar sangue o candidato deve:

• Estar bem de saúde e possuir hábitos de vida saudável;
  • Ter entre 18 e 60 anos;
  • Pesar no mínimo 50 quilos;
  • E apresentar um documento de identidade com foto, expedido por órgão oficial. (RG, Carteira de Trabalho ou de Motorista).

A Secretária de Saúde, Solange Rangel explica que o doador passará por uma pequena avaliação feita no próprio local, mas que é super rápido. Pede ainda que na entrevista, o possível doador, seja consciente e não omita fatos que aconteceram com ele, que não possa ser detectado pelos exames.