Educação em Correia Pinto: Estudantes estão mais interessados

A educação não é apenas o ato de passar conhecimentos, mas sim a possibilidade de mudar uma realidade de muitas crianças e adolescentes. A escola municipal José do Patrocínio, localizada no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Correia Pinto, por meio de seus educadores e da Secretaria Municipal de Educação, vem mudando o comportamento de seus alunos e da comunidade.

A diretora Rejeane Gonçalves lembra bem o dia em que assumiu a direção da escola. “Era um barracão, chovia como se fosse na rua e hoje temos até laboratório de informática”, afirma. Nos alunos, a mudança foi ainda mais expressiva. Através de projetos voltados para o meio ambiente, saúde, cultura, esporte e valores sociais, os estudantes ficam praticamente o dia todo na escola. “O bairro é afastado da cidade e os nossos alunos ficam vulneráveis a situações de risco, com esses projetos estamos mudando o comportamento deles. Eles têm vontade de vir para a escola e estão melhorando nas notas, com certeza foi um grande avanço. Fico até emocionada”, destaca a diretora. Os pais também são chamados para fazerem parte das atividades na escola e serem inseridos na vida escolar dos filhos.

Plano Municipal de Educação está avançando

A Secretaria de Educação de Correia Pinto está elaborando o Plano Municipal de Educação que irá nortear as ações para os próximos dez anos.

Neste processo da elaboração do plano foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores e discussão com todos os professores. Os Grupos de Trabalhos (GTs) já foram formados e estarão empenhados na elaboração de diagnóstico da educação e proposição de metas e estratégias. “O nossa pior deficiência era a estrutura das escolas do município e do interior, das 24 unidades escolares, somente quatro ainda não foram reformadas ou revitalizadas. Também teremos mais quatro novas construções até 2016. No Assentamento Pátria Livre também teremos seis novas salas de aula”, destaca a secretária de educação, Lúcia Raquel Rodrigues Ortiz.

A intenção também é melhorar ainda mais o índice do Ideb que vem em uma crescente. A partir do ano que vem também será realizada a formação continuada dos professores por meio de uma parceria com a Universidade da Planalto Catarinense (Uniplac).

Gilberto Sá, professor universitário e consultor educacional.

Correio Lageano: Por que Correia Pinto se destaca entre os outros municípios da Serra no que se refere à educação?

Gilberto Sá: Devido às ações propositivas e o compromisso dos seus gestores com a qualidade de educação oferecida. Entre as ações está a melhora nos índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  Os indicadores nos anos iniciais estão acima da média nacional (média nacional está em 4.9 enquanto que Correia Pinto apresenta Ideb de 5.1).  Outro item a ser considerado é o reconhecimento do MEC quanto à gestão da merenda escolar. Outro destaque é quanto ao processo de elaboração do Plano Municipal de Educação.

CL: Como o trabalho de planejamento a longo prazo pode influenciar a educação de um município?

Gilberto Sá:Planejamento é ferramenta para auxiliar os Gestores na tomada da decisões. Quando uma cidade planeja suas ações a possibilidade de sucesso é maior. O planejamento a longo prazo evita a descontinuidade dos bons projetos. Quando não planejamos ficamos apagando fogo e desperdiçando talentos e recursos financeiros.

CL:O que fazer para que outros municípios da Serra possam conseguir bons resultados?

Gilberto Sá:Os municípios devem aproveitar a elaboração do Plano Municipal de Educação para avaliar a qualidade da educação, e se for o caso corrigir os rumos. Será necessário fazer um bom diagnóstico para a tomada de decisões. O sucesso está em sensibilizar a comunidade a participar da elaboração do plano. Quanto mais a participação de toda a comunidade, principalmente dos professores, a possibilidade de êxito nas metas e o alcance dos objetivos é maior. Uma equipe gestora preparada e profissionais externos altamente especializados é essencial para o sucesso do plano.

Colégio Motivação, de Correia Pinto, vence prêmio estadual

Morar em um município pequeno e do interior não significa que seus sonhos não podem ser grandes. Com esse lema, o Colégio particular Motivação, de Correia Pinto, incentivou os seus alunos a participarem do 3º Prêmio de Jornalismo da Fenabrave de Santa Catarina. E a escola foi a grande vendedora. Assista ao vídeo.

A premiação foi entregue na última quinta-feira, em Jaraguá do Sul em um evento realizado na Sociedade Cultura Artística (Scar). Com o tema “Trânsito: Atitudes que fazem a diferença”, os alunos e professores produziram um vídeo, que contou com uma passeata, uma palestra e uma atividade lúdica com as crianças da escola.

O Motivação concorreu com cinco instituições do Estado e teve o vídeo mais votado com 37.323 votos. “Quando ficamos sabendo do prêmio ficamos muito entusiasmados e adoramos o desafio. Envolvemos toda a comunidade”, destaca a diretora do colégio, Luciana Moraes.

A escola ganhou um carro 0 km, a aluna Gabriele Oliveira de Sá, que emprestou o nome para a inscrição e também fez parte do projeto ganhou R$ 2 mil e um tablet, e a professora orientadora, Neusa Tibes de Lima ganhou um notebook.

Luciana explica que o carro será vendido e o dinheiro será usado para melhorar as salas de aula. A aluna Gabriele dará R$ 1.500 para a escola e ficará com o restante do prêmio.

“Ganhar esse prêmio foi o reconhecimento da garra do povo serrano, nós concorremos com municípios grandes e vencemos. Toda a cidade se mobilizou e isso foi muito gratificante. Nós sempre ensinamos os nossos alunos a seguirem os seus sonhos porque eles serão realizados”, salienta a diretora.