Visita da equipe do projeto “Semeando Educação” – Interação Urbana Klabin

Nos dias 23 e 24 de maio recebemos a visita da equipe da empresa Interação Urbana que tem realizado um projeto juntamente com a Klabin nos Centros de Educação Infantil e escolas municipais de Correia Pinto.

Desde 2021 com a parceria da Klabin, acontece o projeto “Semeando Educação” que contempla formação continuada para os professores na área do componente curricular da Matemática e também uma formação focada nos gestores dos CEIs e das escolas municipais.

Durante todo o ano passado as formações foram realizadas de forma online devido a pandemia e esse ano estão começando os encontros presenciais. São realizadas trocas de experiências, conversas, e as profissionais da equipe trazem ideias que podem ser utilizadas também na educação do município.

Nesse período foram realizados juntamente com os gestores planos de gestão das escolas e CEIs, os quais foram apresentados e votados pela comunidade nas escolas que agora estão em uma gestão democrática.

Após a visita, a equipe das formadoras Lara Cavalheiro e Rosângela de Souza Bittencourt Lara deixaram depoimentos do que viram nesse período de trabalho realizado nas escolas do município.

A formadora Lara que trabalha com dos professores dos anos iniciais na área da matemática esteve em todas as escolas municipais de 1º a 5º ano e interagiu com as crianças estimulando-as a pensarem na matemática de uma forma diferente.

Ela afirmou Depois de um ano de formações online tivemos a oportunidade de visitar algumas escolas. Foi surpreendente ver que, apesar da pandemia, todo esforço dos professores, das famílias e do próprio aluno surtiu efeito.”

Lara é pedagoga graduada pela Unicamp, possui especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade da Lapa e em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Ela busca trazer aos professores uma nova maneira de trabalhar matemática, para instigar e estimular as crianças a pensar e gostar do aprendizado.

Já Rosângela trabalha a com os gestores e esteve no dia 24 de maio com a equipe de gestores na GEM Vereador Luiz Cláudio Madruga, trazendo o tema “Projeto de Formação nas escolas e CEIs”.

Ela que é formada em Pedagogia pela Faculdades Oswaldo Cruz e doutoranda em Educação pela Unicamp, disse “há pouco mais de um ano atuo como formadora do grupo de gestores de Correia Pinto. Neste ano, finalmente foi possível ir a campo e constatar o que observava no discurso dos gestores. O que mais marcou foi sem dúvida a relação de cuidado e afeto nos dois Centro de Educação Infantil (CEI Criança Feliz e CEI Pingo de Gente) que pude visitar. Grupo de gestores empenhados e comprometidos em aprender a melhorar qualidade da educação”.

A Secretaria de Educação pode vislumbrar o quanto o Programa Semeando Educação financiado pela Klabin em parceria com a Interação Urbana tem tido grande efeito na no município. Para os professores foram momentos de muito estudo e aprendizado. Uma parceria de grande importância para a educação de Correia Pinto!