Merenda escolar de Correia Pinto é aplaudida no Congresso de Municípios

A eficiência nutricional na merenda escolar e o incentivo na comercialização de produtos agroecológicos com perspectivas de abrir novos mercados e incrementar a renda nas propriedades rurais. Foi o tema do painel de abertura no segundo dia do Congresso Catarinense de Municípios na manhã desta quinta-feira, em Florianópolis.

A experiência exitosa de Correia Pinto foi apresentada pela nutricionista Gisele de Oliveira Faccin e pela secretária municipal de Educação Lucia Raquel Ortiz. Elas foram aplaudidas várias vezes pela plateia, na medida em que apresentaram o projeto.

O prefeito Vânio Forster, presidente da Amures acompanhou a apresentação dirigida a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores representantes dos 295 municípios catarinenses. “Este projeto é a menina dos olhos da nossa administração e será cada vez mais incrementado porque hoje, atendemos cerca de 2.200 alunos com merenda de qualidade”, declarou Vânio Forster.

A experiência de Correia Pinto foi dentro do painel Inovação e Experiências em Associações de Municípios e foram mostrados inclusive os vários prêmios conquistados pelo projeto no âmbito nacional. De acordo com a secretária de Educação, ano passado Correia Pinto investiu R$ 659 mil na merenda escolar com a compra de ao menos 170 diferentes produtos da agricultura familiar.

“Entre os produtos orgânicos estão legumes, frutas, hortaliças e grãos, que são comercializados não só para merenda escolar de Correia Pinto, mas para diversas cidades do Estado”, afirmou Lúcia Ortiz. Em 2012 e 2013 a merenda escolar de Correia Pinto foi considerada a maior do Brasil e o projeto foi finalista por quatro anos entre os melhores do Brasil.

Hoje são 13 escolas do município, 10 do interior e da Apae em que os alunos comem diariamente a melhor merenda de Santa Catarina.