Prefeito Vânio participa na Autopista das tratativas para duplicação da BR-116

Os primeiros estudos com vistas a duplicação da BR-116 foram apresentados aos prefeitos lindeiros do trecho em Santa Catarina em reunião na sede da Concessionária Autopista Planalto Sul – Arteris, que aconteceu durante a última sexta-feira (13), em Rio Negro (PR). O diretor-superintendente da Autopista Planalto Sul, Antônio Cesar Ribas Sass conduziu a apresentação e citou duas possibilidades para a duplicação. Prorrogar o contrato de concessão ou aumentar a tarifa de pedágio.

O presidente da Amures Vânio Forster acompanhou a reunião e conheceu inclusive, os chamados pontos críticos em seu município. No caso de Correia Pinto, são necessárias intervenções em mais de 15 pontos devido aos constantes acidentes. Lages, por exemplo, também acumula mais de 20 pontos críticos onde aconteceram acidentes.

Por recomendação de Vânio Forster, na próxima reunião serão convidadas as associações de municípios do Paraná para fortalecer o movimento pela duplicação. A reunião deverá ocorrer em São Cristóvão do Sul. Os encaminhamentos foram em torno de pontos que precisam de rótula e melhorias diversas, especialmente no quesito segurança nos perímetros urbanos.

Os prefeitos aproveitaram para reivindicar outras melhorais como marginais e medidas de segurança. O que ficou evidenciado na reunião é que a possível duplicação da BR-116 levará em conta três fatores. O primeiro segurança. O segundo desenvolvimento regional e por último o quesito custo de transporte menor.

A futura duplicação dependerá de várias outras condicionantes. Uma delas é a definição de três traçados alternativos para cotação de custos. E este passo ainda deverá ser apresentado em reuniões futuras pela Arteris com autorização da ANTT e das associações de municípios.

Além do prefeito Vânio Forster, o vice-prefeito de Ponte Alta Lindomar Stange Kuhnen e a secretária-executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza, participaram a reunião. Prefeitos da região da Associação de Municípios do Contestado (Amurc) e Planalto Norte (Amplanorte), também apresentaram demandas.