PALESTRA TÉCNICA DA EPAGRI SOBRE O MANEJO E CONTROLE DA CIGARRINHA DO MILHO

A Epagri em parceria com a secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou no último dia 08/07 na Câmara de Vereadores uma palestra técnica sobre o controle de pragas na cultura do milho, com foco na cigarrinha do milho.

Considerando a importância da cultura do milho para a agropecuária do município, com área em torno de 2 mil hectares destinados a produção de grãos e 500 hectares para produção de silagem, foram trazidas informações sobre esta praga que atinge a cultura do milho transmitindo doenças que afetam o potencial produtivo, provocando danos econômicos ao produtor.

Participaram mais de 30 produtores de diferentes localidades, além de técnicos da Copercampos.

O tema foi apresentado pelo Engenheiro Agrônomo Olmar Neuwald da Gerência Regional da Epagri de Lages, responsável pelo Programa Grãos na região. O palestrante abordou aspectos importantes como o reconhecimento da praga, as plantas hospedeiras, período crítico de controle além do manejo no campo.

Foram apresentadas dicas no manejo que devem ser iniciadas pelo produtor ainda no período de entressafra da cultura para evitar maiores problemas na produtividade.

Finalizando a tarde o técnico da Copercampos Kelvin Santos apresentou variedades de milho disponíveis para comercialização que apresentam maior tolerância ao ataque desta praga.

Para maiores esclarecimentos de dúvidas e orientações, os produtores podem procurar o escritório municipal da Epagri, presencialmente ou pro telefone Fone: (049) 32898268.