ENCONTRO REGIONAL DE PISCICULTURA EM CORREIA PINTO

O 3º Encontro Regional de Piscicultura Da Serra Catarinense foi realizado na última quinta-feira, dia 21 de julho, em Correia Pinto.

Organizado pelo escritório da Epagri de Correia Pinto, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Câmara de Vereadores e Aquaserra- Associação de Aquicultores da Serra Catarinense, contando com apoio e colaboração de empresas locais.

O encontro reuniu mais de 150 pessoas no Parque de Exposições Lindolfo Burk, contando com produtores e técnicos ligados à área, além de lideranças da região Serrana.

O objetivo era repassar informações atuais sobre aspectos importantes da cadeia produtiva de peixes de água doce, além de promover integração e troca de experiências entre os piscicultores.

As atividades tiveram início com a palestra “Lambaricultivo: potencial, experiências e desafios” ministrada pelo Professor Dr. Adolfo Jatobá Medeiros Bezerra do IFC – Instituto Federal Catarinense de Araquari-SC.

Em seguida a palestra “ Regularização Ambiental na Piscicultura” ministrada pelo Oceanógrafo Dr. Sérgio Winkcler da SAR – Secretaria de Agricultura e Pesca de Santa Catarina encerrou a programação da manhã.

Após o almoço, os produtores se deslocaram para a propriedade do Sr. Isaias Marcelo Alves, onde foi apresentada a experiência dos produtores Isaias Marcelo Alves, Adelcio B. dos Santos, de Correia Pinto e Paulo Nunes, de Rio Rufino, sobre a importância e integração da piscicultura com o Turismo Rural na Serra Catarinense.

Em seguida, os participantes conheceram aspectos sobre equipamentos para manipulação e processamento de lambari com o Sr. Joaquim Ferreira da empresa Branco Máquinas e Equipamentos de Blumenau- SC, além de demonstrações práticas de campo na área da piscicultura com técnicos da Epagri.

Em uma prévia avaliação, o evento superou as expectativas da Comissão Organizadora, assim como dos produtores que estiveram presentes.