1º Feirão do Emprego em Correia Pinto ofertou mais de 230 vagas

O Ginásio Municipal Ademar Garrincha, em Correia Pinto, foi o espaço escolhido para acolher centenas de pretendentes a uma colocação no mercado de trabalho ou migrar para uma nova colocação. O 1º Feirão do Emprego, promovido pela Prefeitura, neste sábado, 15, durante todo o dia, reuniu 15 empresas locais e regionais, inclusive, de grande porte como a Klabin, JBS e Berneck. Foram disponibilizadas 235 vagas nas mais diversas áreas. Somente para o comércio, a CDL contou com 35 oportunidades, e para o setor de malharias, outras 50.

Conforme disse o secretário de Finanças do Município, Éder Mesquita, o Feirão de Empregos deste sábado foi o resultado de toda uma semana de oportunidades, com vários eventos. Em todos eles, o Sebrae esteve como parceiro, através da Unidade Móvel, atendendo os Micro Empreendedores Individuais (MEIs), com assessoria especializada. Citou que o evento não foi unicamente da Prefeitura, mas também de entidades parceiras, como Senai, Senac, CIEE, e o próprio Sebrae.

Outra preocupação que vem sendo trabalhada pela Secretaria de Assistência Social, trata da oportunidade de qualificar as pessoas. Segundo a secretária Neusete Maziero, o Município irá oferecer 10 cursos, já no próximo mês, e, cada um, com média de 25 a 30 vagas. A secretária salienta que está sendo fechada uma parceria com o Senai, para um Curso de Costura, visando suprir uma forte demanda em aberto no setor. “Nós não estamos aqui para oferecer cesta básica, para socorrer famílias momentaneamente. Estamos abrindo a oportunidade de qualificar o pai, a mãe e os filhos, para que possam buscar o autossustento, com salário, no mercado de trabalho”, disse Neuzete.

A gestora da unidade da Elian, uma extensão da empresa de confecções de Jaraguá do Sul, Alessandra Dias, confirma a necessidade de desenvolver mão de obra para o segmento, a partir da oferta de treinamento; com tempo para desenvolver a capacitação das pessoas. Atualmente, a empresa tem 60 colaboradores, e com perspectiva de até dezembro deste ano chegar a 100. A empresa, em Correia Pinto, completará um ano de serviço em maio. Ela salienta que devido à falta de mão de obra qualificada, o retorno financeiro é mais lento, mas que a empresa está ciente que os resultados devem mesmo só aparecer depois de dois anos de trabalho.

Participação do Sebrae da Feira do Emprego

O Sebrae/SC manteve a Unidade Móvel durante toda a semana, estacionada em frente à Prefeitura. O consultor Rafael Clauberg comemora o resultado de 68 atendimentos, e com aberturas de novas MEIs. Segundo ele, somente em Correia Pinto são mais de mil microempreendedores individuais, para uma população de aproximadamente 13 mil habitantes. Além da Unidade Móvel, a assistente do Sebrae, Luana Oliveira, atendeu o público, apresentando uma gama de cursos online, inclusive, via WhatsApp.

Reprodução: Jornal Nossa Terra