PROGRAMA KLABIN DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL PASSA A APOIAR A GESTÃO MUNICIPAL DE CORREIA PINTO

Os prefeitos eleitos em outubro de 2020, e que tomaram posse em janeiro de 2021, já puderam conhecer a realidade das contas públicas e os desafios que terão de enfrentar nos quatro anos de mandato (2021-2024). O prefeito Churiço irá contar com o auxílio da Kabin e se preparar tecnicamente para o enfrentamento dessas dificuldades.

A empresa para apoiar os territórios onde atua, possui o Programa Klabin de Desenvolvimento Regional, que fornece aos gestores públicos locais, gratuitamente, consultoria técnica nas principais áreas de interesse do município (administração, tributos, educação, saúde, assistência social e infraestrutura).

O planejamento estratégico da gestão pública é uma iniciativa da Klabin que conta com a consultoria técnica da Interação Urbana.

Mauro Zanin, diretor da Interação Urbana, destaca a importância de o planejamento ocorrer já no primeiro ano de mandato, momento em que começa um novo governo com sua agenda política específica. “Ao colocarmos essa agenda na perspectiva temporal do planejamento, é possível avaliar se as ações são exequíveis, organizar os recursos, eliminar excessos e também iniciativas que não competem ao poder público.” Zerbinato acrescenta: “É uma oportunidade de todos participarem do ciclo inteiro de uma gestão.”

Por que planejar?
Contar com ferramentas e orientação técnica para planejar a gestão é uma oportunidade transformadora para o município parceiro do programa. Além do conhecimento adquirido pelas equipes da prefeitura, sem nenhum ônus aos cofres públicos, a fixação de indicadores, metas e ações, tudo devidamente monitorado ao longo do mandato, constitui um know-how que permanece na administração e reverte em benefício perene à população.

O programa oferece aos gestores (prefeito, secretários e respectivas equipes) técnicas consagradas de gestão pública e ferramentas de planejamento e monitoramento de ações (sistema “nuvem” Monitoraplan), de modo a terem um controle mais efetivo das ações planejadas e executadas. No dia a dia, a metodologia e a presença da consultoria também ajudam a resolver demandas que surgem durante o processo, dúvidas sobre políticas públicas e como implementá-las. Com isso, os municípios acabam encontrando soluções também para problemas corriqueiros. “E como o foco do trabalho é a perspectiva de melhoria da receita e a redução das despesas, espera-se maior efetividade na aplicação dos recursos públicos”, explica Zerbinato.

Objetivos e metodologia
O Planejamento Estratégico de Governo, como é chamado, fundamenta-se no apoio às prefeituras para a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2022-2025), que deve ser consistente, participativo, estratégico e transparente, e para a construção técnica dos programas, ações, metas, indicadores e orçamento.

O programa envolve todas as secretarias do município e adota uma metodologia participativa, com o uso de ferramenta de moderação de discussão em grupo. “Somente quem faz, quem executa, pode planejar algo. Por isso, fazemos um planejamento participativo com os secretários, gestores e técnicos de todas as secretarias”, diz Zerbinato. São eles mesmos, os técnicos e secretários, com apoio da consultoria e da metodologia, que desenvolvem as ações estratégicas da gestão.

O trabalho prevê a elaboração de diagnósticos com participação da equipe de governo, através de coleta de dados secundários e visitas em campo (se as condições sanitárias permitirem); a elaboração dos Planos de Ação, com participação dos gestores municipais, para enfrentamento dos desafios apontados na etapa de diagnóstico; a construção de uma cesta de indicadores que traduza as entregas e projetos previstos no PPA; o estabelecimento de um painel de gestão, com metas e indicadores por setor de cada pasta; o monitoramento dos Planos de Ação de cada município, visando a correção de rumos durante sua implementação; e a capacitação das equipes das prefeituras. Todo esse ciclo (veja ilustração) é conduzido ao longo de um ano, sendo avaliado, atualizado e retomado ao término desse período.

O Prefeito Edilson agradeceu a iniciativa da Klabin e refirmou seu compromisso com a gestão na busca de resultados positivos de atendimento ao cidadão.

O Coordenador do programa na Prefeitura de Correia Pinto, Eder Mesquita, secretário de Finanças disse que o programa é uma ferramenta necessária e que com técnicas já experimentadas em outros municípios proporcionará à equipe efetividade nas ações de governo.