Chegada da Chama Crioula marca o início dos Festejos Farroupilha em Correia Pinto

A Prefeitura de Correia Pinto e comunidade tradicionalista celebram os festejos farroupilha para fortalecer a cultura gaúcha no município.

A cidade de Correia Pinto, deu início às festividades da Semana Farroupilha com um evento memorável: A chegada da Chama Crioula. A centelha foi recolhida da sede do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina na cidade de Lages e trazida para Correia Pinto pelo Prefeito Municipal, juntamente com uma comitiva representando a cultura campeira local.

A cavalgada com a chegada da Chama Crioula aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13 de setembro, e reuniu amigos e admiradores da cultura tradicionalista, que conduziram a chama até o Centro de Eventos Alexandre Júlio, sede do “Acampamento Farrapo”.

O Cerimonial faz reverência às tradições e ao espírito guerreiro do povo gaúcho, reforçando os laços de amizade e união entre os cidadãos de Correia Pinto.

A Prefeitura Municipal de Correia Pinto, por meio da Fundação de Esportes e Cultura, em parceria com a ATACOP, Star Proteção Veicular, Madeireira Atanásio, Arte da Gê, CTG e Estância Nova, tem a honra de anunciar os aguardados Festejos Farroupilha, que acontecerão nos dias 15, 16, 17 e 20 de setembro, com o objetivo de resgatar a rica história e fortalecer a cultura gaúcha em nosso município.

A celebração da Semana Farroupilha é um dos eventos mais emblemáticos do calendário cultural gaúcho, e Correia Pinto se prepara para oferecer uma programação repleta de tradição e alegria. As festividades terão início no dia 15 de setembro e se estenderão até o dia 20.

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, as atrações terão lugar no acampamento Farrapo, situado ao lado do Centro de Eventos Alexandre Júlio. Neste local, os participantes poderão desfrutar de apresentações artísticas, música, danças tradicionais, gastronomia típica, gincana e muito mais, tudo com o intuito de celebrar a tradição gaúcha.

Uma das atrações mais emocionantes dos Festejos Farroupilha deste ano é a competição de Vaca Parada.
Também fará parte da programação a Missa Crioula. Esta celebração religiosa, repleta de simbolismo e tradição, une a fé católica com a cultura gaúcha de uma maneira única. A Missa Crioula é uma oportunidade para que todos os presentes se unam em oração e gratidão, ao mesmo tempo em que celebram as raízes culturais.

Destacamos também que as premiações do concurso de Vitrine CDL – Semana Farroupilha e da Gincana Farrapa serão entregues no dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho, na Praça Central de Correia Pinto, encerrando com chave de ouro esta semana tão especial.

Convidamos todos a participarem desse evento que resgata nossas raízes e valoriza nossa cultura.

Confira abaixo a programação completa e as fotos da chegada da Chama Crioula