Comunidade de Correia Pinto é capacitada para implantar Plano de Resíduos Sólidos

Representantes de associações, Corpo de Bombeiros, prefeitura, Câmara de Vereadores, sindicatos, entidades de classe e comunidade de Correia Pinto participaram nesta segunda-feira, de uma capacitação técnica com vistas a elaboração e implantação do Plano Intermunicipal de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos – PIGIRS. O evento no Centro de Eventos mobilizou mais de 100 pessoas.

Organizado pela equipe do Departamento de Engenharia Ambiental, da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/UDESC), a capacitação abrirá caminho para iniciar nos próximos dias, o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos do município. “É de extrema importância esta ação para construirmos juntos, poderes constituídos e comunidade, uma solução para o problema dos resíduos sólidos”, declarou o prefeito Vânio Forster.

Ele participou da capacitação e pode acompanhar a demonstração da equipe do Departamento de Engenharia do CAV, de como os resíduos estão sendo tratados pela comunidade. Tudo misturado e sem o menor critério de separação ou preocupação com a destinação.

A implantação do Plano de Resíduos Sólidos é uma ação do Consórcio de Meio Ambiente (Cisama) e serão apresentadas propostas de soluções alternativas para o reaproveitamento dos resíduos. A ação visa, ainda, à geração de trabalho e renda a partir da reciclagem, além da inserção dos catadores em programas de compostagem orgânica.